Conhecendo a história
Em 1511 os portuguese expedicionários chegaram ao último ponto navegável do Rio Paraguaçu , limitados por uma queda d'água: uma cachoeira. Mas somente em 1531, com a expedição de Martin de Afonso de Souza e Paulo Dias Adorno foram realizadas as primeiras tentativas de povoamento.
 |
Imagem Ilustrativa - Google Iamgens
|
Os portugueses viram na área próximas ao Rio Paraguaçu um local de povoamento promissor. O governo português concedeu terras aos portugueses com recursos para que fossem instalados os primeiros engenhos de açúcar, iniciando assim, a expansão da atividade açucareira.
 |
Cena de um engenho no Brasil Colonial - Imagem Ilustrativa - Google Imagens
|
Embora o açúcar mantivesse relativa vitalidade, o grande produto do município era o fumo, o qual inicialmente serviu como meio de troca no tráfico de escravos. Portanto, Cachoeira constituía-se como ponto de ligação estratégica entre Salvador e os sertões, além de ser o último ponto navegável do Rio Paraguaçu.
Cachoeira dispunha do maior tráfego comercial da Bahia, e devido ao seu grande raio de influência servindo regiões de variadas atividades econômicas, sendo assim, a principal sede de partida e chegada de mercadorias.
Cachoeira em 1860
Nessa década, é um período básico de evolução sócio econômica para Cachoeira. A ferrovia consolidou a posição da cidade como centro comercial do Recôncavo. As ferrovias partiam dos portos já estabelecido, a começar por Salvador e as demais tinham as cidades de Cachoeira/São Félix, Santo Amaro e Nazaré.
 |
Rua do Pasto em 1860 - Imagem Ilustrativa - Google Imagens
Fotografia registrada em 1860 mostrando a atual Rua da Feira, que já teve várias denominações sendo a mais antiga Rua do Pasto, nome da época. Mostra à esquerda tropas de burros descarregando em armazéns cargas vindas do alto sertão baiano. No meio da rua, trilhos que transportavam vagonetes usados para facilitar o deslocamento das mercadorias. Devido a construção das ferrovias e à cultura fumageira, a cidade experimentava um franco progresso.
Com a construção da Estrada de Ferro Central da Bahia, reafirmou a potencialidade da região fumageira, mercadorias partiam de Cachoeira em direção a Feira de Santana, favoreceu uma forte relação comercial entre ambas, principalmente pela via de acesso para as regiões do norte do Recôncavo e para Salvador. Enquanto a estrada de ferro e o porto de Santo Amaro tornava-se quase que exclusivamente responsáveis pelo transporte da produção açucareira.
As Estradas Reais deixaram de ser a via preferencial para os transportes de mercadorias e com isso, Cachoeira começa a perder muito sua importância econômica.
Refêrencias:
Acesso em 10 de Setembro de 2016 < http://viagem.uol.com.br/noticias/2011/06/06/roteiro-de-cultura-historia-e-religiosidade-em-cachoeira-na-bahia.htm>
Acesso em 10 de Setembro de 2016 <http://www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br/municipios-beneficiados/cachoeira/>
Acesso em 11 de Setembro de 2016 <http://periodicos.uesb.br/index.php/ascmpa/article/viewFile/3747/3431>
Acesso em 11 de Setembro de 2016 <http://historiaearquitetura.blogspot.com.br/2011/08/cidade-historica-de-cachoeira-bahia.html>
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário